Como calcular retorno de investimento (Business Case)
O capítulo 5 do livro “TI para Negócios 2: Como aumentar o retorno do seu investimento em tecnologia e gerar lucro” traz um exemplo de um Business Case e explica passo a passo como criá-lo.
Acesse aqui planilha com os cálculos descritos no livro.
É necessário primeiramente:
1- Entender o cenário atual e o real problema a ser resolvido
2- Chegar a um consenso sobre o cenário futuro desejado
3- Identificar a potencial solução
Com base nas informações acima, deve-se identificar:
4- Benefícios qualitativos
5- Benefícios quantitativos
6- Custo da solução
Com todas estas informações é possível calcular:
7- Retorno sobre investimento (ROI, ou Return on Investment)
O livro detalha a execução e os resultados dos passos acima para um caso real.
É muito importante não fazer estimativas extremamente otimistas, achar que pode contar com a sorte no futuro. Exagerando nas estimativas de benefícios futuros, qualquer solução terá um retorno de investimento altíssimo. Papel aceita tudo (e Excel também). Mas isso só aumentará a probabilidade do resultado não se concretizar. Por isso, seja conservador nas suas estimativas. Se com estimativas conservadoras o retorno do investimento for positivo, ele será ainda maior se a situação futura for melhor do que você esperava.
Se você fez o cálculo do Business Case estimando de forma conservadora um aumento de vendas de 10% e, no futuro, as vendas aumentarem 15%, o retorno do investimento será maior do que o estimado. Errar a conta neste sentido é aceitável. O que não se deve fazer é estimar um aumento de vendas extremamente otimista, de 30% por exemplo, só pra fazer o Business Case ficar maravilhoso, pra depois ter que encarar um aumento de vendas de 10% e constatar que o investimento não valeu a pena.
Se você tiver que apresentar um Business Case para um grupo de executivos que têm a função de aprovar ou não o investimento, estimativas exageradas sobre benefícios futuros certamente farão com que o investimento não seja aprovado. Já estimativas conservadoras são irrefutáveis.