TI para Negócios 2: Como Aumentar o Retorno do seu Investimento em tecnologia e gerar lucro é um livro interessante e competente, voltado para o empresário que quer alinhar as oportunidades de negócios aos avanços da tecnologia, sem transformar esse projeto em um sumidouro de recursos da empresa.
Suzandeise Thomé é clara ao definir o papel do Analista de Negócios como peça fundamental para que não haja frustrações entre as expectativas e os resultados no m do projeto, provendo assim a empresa com um profissional capaz de entender as necessidades do negócio e traduzi-las para os demais departamentos, principalmente para o de Tecnologia da Informação (TI).
Ao longo do livro, a autora ressalta o papel do profissional de negócios na implementação do projeto, na inserção do Analista de Negócios no contexto da empresa e na facilitação do contato entre este pro ssional e os demais departamentos da empresa para que se identifique corretamente o problema ou a oportunidade.
A Análise de Negócios vem amadurecendo ao longo dos anos e atingiu um importante grau de maturidade como disciplina com a criação do International Institute of Business Analysis – IIBA® e a documentação do Business Analysis Body of Knowledge – BABOK® 2.0.
É neste contexto que está surgindo um novo profissional que alguns autores consagrados como Richard Hunter e George Westerman, em “O Verdadeiro Valor de TI: Como Transformar TI de um Centro de Custos em um Centro de Valor e Competitividade”, enxergam como o CIO do Futuro ou CIO-plus (Chief Information O cer Plus). E que a autora identifica como Chief Capabilities O cer (ou CCO), um profissional que é capaz de prover o negócio de capacidades para atingir os objetivos corporativos.
É leitura altamente recomendada no momento em que o Brasil se mobiliza para aumentar a sua produtividade global.
Por Antonio Delfim Netto,
economista e ex-ministro da Fazenda