BABOK® versão 3
Análise de negócios é uma disciplina em constante evolução. O BABOK® (Business Analysis Body of Knowledge, ou Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios) está agora em sua terceira versão (lançada em abril/2015), um tanto diferente da segunda versão (de 2009) descrita no livro TI para Negócios 2. Mais de 150 profissionais de 20 países trabalharam na terceira versão do guia. Para mais informações, acesse:
BABOK® Guide v3 is here! (vídeo de lançamento)
http://www.babokonline.org (BABOK® v3 gratuito)
O BABOK® foi criado pelo IIBA® (International Institute for Business Analysis)
PMI cria certificação em Análise de Negócios
Além do amadurecimento do BABOK®, outro acontecimento importante foi a criação em 2014 de uma certificação em Análise de Negócios pelo PMI (Project Management Institute) denominada PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)®. Esta certificação compete com as duas certificações criadas pelo IIBA®, a CBAP® (Certified Business Analysis Professional) e a CCBA® (Certificate of Competency in Business Analysis).
A certificação de análise de negócios do PMI é claramente restrita as atividades de análise de negócios que acontecem dentro de um projeto. O IIBA é mais abrangente quando explica o escopo da análise de negócios, como demonstra a figura abaixo (página 12 do BABOK v3).
Não vou discutir aqui o mérito de certificações em geral, nem a aparente falta de colaboração/alinhamento entre o PMI e o IIBA. Isso é conversa para um happy hour. O que vale a pena ressaltar é o que isso significa para analistas de negócios..
Reitero aqui palavras da Laura Brandenburg em seu post “The PMI-PBA vs. IIBA CBAP or CCBA”. O fato do PMI, uma organização bem mais antiga e de maior abrangência do que o IIBA, ter criado esta certificação indica que análise de negócios como profissão está tomando corpo. A tendência é que o papel do analista de negócios dentro dos projetos cresça. Isso é muito bom para analistas de negócio em começo de carreira e para a profissão em si. Analistas de negócios com mais experiência de trabalho tendem a atuar fora do contexto de um projeto.